Mostrar mensagens com a etiqueta manteiga. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta manteiga. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Bolo Chiffon


Categoria - Bolos
Região - ???

8 porções
Tempo de preparação: 50 min.
Tempo de frigorífico: 3 dias

Ingredientes:

Massa:
  • 350g de acúçar
  • 280g de farinha
  • 70g de cacau em pó
  • 1.5dl de água morna
  • 1.5dl de óleo
  • 7 ovos
  • 3 c/chá de fermento
  • 1 pitada de baunilha em pó
  • Manteiga para untar
  • Farinha para polvilhar
Creme:
  • 200 g de manteiga sem sal
  • 7 c/sopa de açúcar em pó
  • 4 c/sopa de chocolate em pó
  • Amêndoas laminadas q.b.

Preparação:

Ligue o forno a 170º C.
Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha.
Misture o açúcar com a farinha e faça um monte.
Abra um buraco no meio.
À parte, envolva o cacau com a água morna e verta na cavidade.
Misture tudo muito bem e acrescente o óleo e as gemas, uma de cada vez.
Adicione o fermento e a baunilha.
Bata as claras em castelo e envolva-as também no preparado.
Verta-o no forma e leve a meio do forno durante 35min.
Prepare o creme.
Bata a manteiga até ficar fofa.
Junte-lhe o açúcar e, por último o chocolate em pó.
Retire o bolo do forno e deixe-o arrefecer.
Depois, corte-o ao meio, na horizontal, e recheie-o com o creme.
Componha-o e cubra-o com mais creme.
Decore com amêndoas laminadas e sirva.

BOM APETITE!!

P.s.
  • Se tiver dúvidas deixe comentário.
  • Se quiser usar outra decoração esteja à vontade.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Folar de Páscoa


Categoria - Bolos
Região - ???

8 porções
Tempo de preparação: 5 h.

Ingredientes:
  • 1 kg de farinha
  • 250 g de margarina
  • 35 g de fermento
  • 100 g de açúcar
  • 3 ovos
  • 5 dl de leite
  • Sal
  • 1 c/chá de canela
Preparação:

Dissolva o fermento num pouco de leite morno e com 200 g de farinha faça uma massa.
Deixe-o levedar.
Entretanto, trabalhe a restante farinha com os ovos, o açúcar e o leite, até obter uma massa muito leve, bem enfolada, mas com bastante corpo.
Adicione depois a margarina, sal, erva-doce e a canela.
Trabalhe bem a massa e, por fim, junte-lhe o fermento que esteve a levedar.
Amassa até a massa se solte das mãos e do recepiente usado.
Cubra com um pano e deixe levedar durante 2 a 5 h num local aquecido.
Após esse tempo divida a massa em bolas e achate-as.
Sobre cada uma coloque um ou mais ovos cozidos, conforme o tamanho da base da massa.
Segure os ovos com algumas tiras de massa.
Pincele coim gema de ovo e coza em forno quente.

BOM APETITE!!

P.s.
  • Se tiver dúvidas deixe comentário.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Charlotte de Framboesa e Natas



A Vencedora!!

Categoria - Doces
Região - ???

12 fatias
Tempo de preparação: 1h e 30min
Tempo de congelador: 15 dias

Ingredientes:


Massa Colorida:
  • 80 g de manteiga
  • 80 g de açúcar em pó
  • 80 g de farinha
  • 2 claras
  • Corante alimentar vermelho q.b.
  • Manteiga para untar
Massa:
  • 4 ovos
  • 100 g de açúcar
  • 50 ml de leite
  • 100 g de farinha
Recheio:
  • 8 folhas de gelatina incolor
  • 4 dl de natas
  • 150 g de açúcar
  • 100 g de queijo-creme
  • 200 g de framboesas
Preparação:

Mistura a manteiga com o açúcar, a farinha, as claras e umas gotinhas de corante vermelho.
Mexa muito bem até obter uma massa lisa e homogénea.
Unte um tabuleiro com manteiga e forre com papel vegetal também untado.
Espalhe a massa sobre um tapete silpat, alise bem com uma espátula e faça riscas na diagonal.
Leve ao congelador para solidificar.
Ligue o forno a 200ºC.
Bata as claras em castelo e reserve.
Bata as gemas com o açúcar até dobrar de volume.
Adicione o leite, mexendo sempre, e envolva a farinha e as claras em castelo.
Coloque este preparado sobre a massa colorida no tabuleiro e leve a meio do forno, durante 15min.
Retire do forno, deixe a massa arrefecer um pouco e retire o silpat com cuidado.
Prepare o recheio.
Demolhe a gelatina em água fria, durante 10min, escorra e reserve.
Coloque o aro sobre um prato e forre as paredes e o fundo com a massa cortada em tiras.
Bata as natas firmemente, adicione-lhes o açúcar e bata mais um pouco.
Misture a gelatina com três c/sopa das natas e leve ao lume, em banho-maria, até dissolver por completo.
Retire e envolva nas restantes natas.
Divida as natas em duas partes iguais.
Numa delas envolva o queijo e na outra a framboesa.
Verta ambos os cremes por cima da massa, em simultâneo.
Leve ao frigurífico para solidificar.
Retire o aro, decore a gosto e sirva.

BOM APETITE!!

P.s.
  • Se tiver dúvidas deixe comentário.
  • Se quiser usar outra decoração esteja à vontade.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Tarte Gelada de três Sabores


A Vencedora!!

Categoria - Tarte
Região - ???

12 fatias
Tempo de preparação: 1h e 30min

Ingredientes:

  • 200 g de bolachas
  • 180 g de manteiga à temperatura ambiente
  • 1 ovo
  • 250 g de framboesas
  • 160 g de açúcar
  • 1/2 limão (sumo)
  • 300 g de chocolate em tablete
  • 2 c/sopa de manteiga
  • 5 folhas de gelatina incolor
  • 1 l de natas
Decoração:
  • Nougat q.b.
Preparação:

Triture a bolacha e adicione a manteiga e o ovo.
Amasse e forre a base de uma forma de fundo amovível; reserve no congelador.
Leve ao lume as framboesas com 100 g de açúcar e o sumo de limão e deixe ferver até obter ponto-fio; mergulhe os dedos em água fria e coloque uma gota da calda de açúcar entre o polegar e o indicador.
Ao afastá-los deve formar-se um fio sem grande resistência.
Retire e triture.
Derreta o chocolate, em banho-maria, com a manteiga e mexa; reserve num local quente.
Demolhe a gelatina em água fria.
Bata as natas , junte-lhes o restante açúcar e depois de firmes, retirelhes duas colheres, de sopa.
Leve ao lume, dissolva a gelatina escorrida e volte a adicionar às natas batidas.
Divida o preparado de natas em três porções, envolvendo numa delas o preparado de framboesas e noutra o chocolate derretido.
Verta sobre a base de bolachas e leve ao congelador para solidificar.
Retire e verta o preparado de natas, reservando um pouco poara a decoração.
Leve novamente ao congelador para ganhar consistência.
Distribua o preparado de chocolate, alise e distribuia as natas que reservou.
Com um palito, espalhe as natas, dando-lhes um efeito decorativo.
Leve, novamente ao frio para acabar de solidificar.
Desenforme e decore com nougat.

BOM APETITE!!

P.s.
  • Se tiver dúvidas deixe comentário.
  • Se quiser usar outra decoração esteja à vontade.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Pirâmide de Chocolate

A Vencedora!!

Categoria - Doces
Região - ???

2 doses
Tempo de preparação: 1h.

Ingredientes:
  • 2 folhas de gelatina
  • 2 ovos
  • 100 g de açúcar
  • 1 c/sopa de farinha
  • 1 c/sobremesa de cacau em pó
  • 50 g de queijo-creme
  • 0.25 dl de café quente
  • 1 dl de natas
  • Manteiga, açúcar em pó e cacau em pó q.b.
Preparação:

Ligue o forno a 180º C.
Unte um tabuleiro e forre-o com papel vegetal, também untado.
Demolhe a geletina em água fria.
Bata muito bem os ovos com metade do açúcar.
Envolva-lhes a farinha e o cacau.
Verta o preparado no tabuleiro e leve-o ao forno, por 10min.
Deixe-o arrefecer um pouco e vire-o sobre um pano polvilhado com açúcar em pó.
Corte-o em triângulos e um quadrado.
Misture o queijo com o restante açúcar, até obter um creme.
Escorra a gelatina, dissolva-a no café e, depois, no creme de queijo.
Bata as natas e envolva-as também.
Forre uma forma de pirâmide com os triângulos de bolo.
Recheie-o com o creme e tape a base com o frigorífico até solidificar.
Desenforme a pirâmide, polvilhe-a com cacu em pó e sirva-a, decorada a gosto.

BOM APETITE!!