Mostrar mensagens com a etiqueta cha. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta cha. Mostrar todas as mensagens

domingo, 21 de setembro de 2008

Pudim de Chá

A Vencedora!!

Categorias - Pudins

Região - Açores(Ilha de São Miguel)


4 pessoas
Tempo de preparação: 20min.
Tempo de cozedura: 50min.

Ingredientes:
  • 6 ovos inteiros
  • 4 gemas
  • 275 g de açucar
  • 1 c/sopa de chá preto
  • 1 c/sopa de maizena
  • 1/2 dl de leite gordo
Caramelo:
  • 75 g de açucar
  • 1 dl de água
Preparação:

Num tacho pequeno, faça um caramelo claro com o açucar e a água.
Deixe ferver, mexendo apenas no inicio para derreter uniformemente o açucar.
Quando a caramelo estiver com uma cor dourada, verta-o imediatamente numa forma previamente untada com manteiga.
Bata as gemas e os ovos inteiros com a varinha mágica, introduza em seguida o açucar e volte a bater.
Finalmente, adicione a maizena e bata até obter uma composição cremosa.
Deite o leite num tacho e deixe levantar fervura.
Em seguida adicione o chá e deixe ferver de novo durante 2min.
Tape e reserve até arrefecer.
Passe a infusão anterior pelo passador e acrescente-a a gemada.
Mexa tudo rapidamente, encha a forma e tape-a com uma tampa ou, se não tiver, com uma folha de alumínio.
Coloque a forma num tabuleiro com cerca de 3cm de água a ferver, leve ao forno, pré-aquecido, a 180ºC, durante 15min.
Depois, baixe a temperatura para 150ºC e deixe cozinhar durante 35min.
Quando o pudim tiver arrefecido completamente, leve-o ao frio durante pelo menos 3h antes de o desenformar.

BOM APETITE!!